top of page

Padre, a missão de servir e evangelizar

Entre os religiosos que atuam em Nova Veneza estão o padre Vilmar Moretti e Valdemar Carminatti.



O Dia do Padre é comemorado nesta quinta-feira, 4 e a figura do sacerdote está presente na religião católica há muitos séculos e tem como missão, além de celebrar a missa, servir, abençoar, orientar e evangelizar a comunidade. Passaram por Nova Veneza vários religiosos como o padres Quinto David Baldessar, César Budny Itamar Mazzuco, cônego Amilcar Gabriel e os atuais padres Vilmar Moretti e Valdemar Carminatti.


Padre Vilmar Moretti, que atua como pároco da Igreja Matriz São Marcos, entrou no seminário Dom Joaquim, em São Ludgero, em 1964 com 13 anos e se ordenou em 1979 e possui formação em filosofia e teologia.


"Minha vocação começou muito cedo, meu chamado ao sacerdócio já nasceu comigo, aos sete anos já era coroinha, fiz minha primeira eucaristia e já comecei a dar catequese acompanhado por uma irmã. Escolhi como lema da minha ordenação um versículo da vocação de Jeremias, que diz "Antes do meu nascimento eu já te conhecia e antes do teu nascimento eu já te havia consagrado", conta Moretti.


Padre Vilmar recebeu a ordenação em Rio Maina, no dia 4 de agosto de 1979, pelas mãos de Dom Onéris Marchiori, na época bispo da diocese de Caçador, onde Moretti atuou durante os dez primeiros anos de vida sacerdotal. Em 1990, veio para Nova Veneza onde ficou ao lado do cônego Amilcar Gabriel, deixando a cidade em 2004 para atuar na Igreja Nossa Senhora de Fátima, no bairro Próspera em Criciúma. O seu retornou aconteceu em janeiro deste ano. "Nestes 37 anos de vida sacerdotal minhas mudanças foram muito poucas e douradoras", destaca.

Para o religioso todos temos uma vocação seja para atuar na vida religiosa ou em outras áreas. "A vocação é um chamado, é uma missão. Temos expoentes de vocação em nossa comunidade e precisamos sempre de oração", ressalta Moretti.


Além de Moretti, outro religioso que se destaca na comunidade é o padre e neoveneziano Valdemar Carminatti que iniciou a vida sacerdotal em 1972 quando se ordenou em São Bento Baixo. Trabalhou primeiro em oficinas durante oito anos em Tubarão, serviu na Paróquia Sagrada Família em Araranguá durante cinco anos e tornou-se vigário geral da Diocese de Tubarão durante nove anos. Em 1993, passou um ano em Roma estudando missiologia na Universidade de Urbaniana, próxima ao Vaticano. Quando voltou ao Brasil tornou-se pároco da Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens em Araranguá durante sete anos. Foi transferido para a Paróquia São José, em Criciúma, onde atuou durante dez anos, atuou na Paróquia São Paulo Apóstolo, no Bairro Michel onde exerceu o ministério durante um ano e meio. Hoje o religioso atua há três anos no Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio.


"Ser padre é ser um servidor do povo de Deus, como bom pastor que conhece e ama o seu rebanho e o alimenta com a palavra de Deus, a eucaristia e todo o trabalho pastoral. O importante é viver aquilo que se assume com alegria. A vocação mais importante é aquela que é vivida com dedicação e muito amor. Gosto de ser padre. Cristo nunca nos decepciona", salienta o sacerdote.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page